Perguntas frequentes

Carregando...

CAMARA DE PINHALÃO Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
  • Acessibilidade Clique para habilitar
  • V-Libras Clique para habilitar
  • LGPD Termo de Privacidade
 
VOLTAR
Páginas percorridas:Perguntas frequentes
Última Atualização: 19/04/2024 Responsável:
  • As sessões plenárias são públicas?

    Sim. As sessões são públicas e o povo tem o direito de assistir a discussão e votação das leis. Não será lícito impedir ou dificultar, por qualquer meio, o livre acesso do cidadão ao recinto dos debates, na parte reservada ao público. Exceto nos casos de interesse da segurança e decoro parlamentar, quando serão secretas.

  • Como é composta a Mesa Diretora e qual a duração do mandato?

    A Mesa é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1° (primeiro) e 2º (segundo) Secretários. Ela é eleita com os votos dos vereadores e o mandato é de dois anos, não podendo ser reeleita ou prolongada a sua atuação. Na mesma legislatura (no mesmo mandato de 4 anos).


  • Como é feita a composição das Comissões Permanentes?

    A composição das Comissões Permanentes é feita no início de cada sessão legislativa, por eleição do Plenário, ou por escolha do Presidente, com base na indicação dos líderes de bancadas.


  • Como pode ser feita a votação?

    A votação pode ser feita simbólica, nominalmente ou por escrutíneo secreto. Simbólica é aquela realizada mediante certos gestos característicos, procedendo-se, em seguida, à contagem e proclamação do resultado. Usualmente, os Regimentos Internos prevêem que os vereadores favoráveis à propositura permaneçam como estão, e os contrários levantem-se. A votação nominal é aquela em que os vereadores, ao serem chamados respondem ?sim? ou ?aprovo? quando favoráveis e ?não? ou ?reprovo? quando contrários à propositura. A votação por escrutíneo secreto será realizada mediante cédula impressa, recolhida em uma urna, e somente será realizada nos casos previstos na lei Orgânica do Município. Exemplo: Apreciação do veto.

  • Como são constituídas as Comissões Temporárias?

    São constituídas por Resolução do Plenário e integradas por vereadores em exercício, com duração limitada e finalidades específicas. Servem para elaborar algum estudo ou apurar alguma denúncia.

Dados da Câmara
77.774.479/0001-48
Endereço
R FRUOTUSO PEREIRA DOS SANTOS,122 - CENTRO
Horário de Atendimento
Manhã: 08:00 às 12:00 Tarde: 13:00 às 16:30
Contatos
adagouberto@hotmail.com
(43) 3569-1706/ (43) 8819-0942
 
CAMARA DE PINHALÃO